data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: UFN (Divulgação)
Produtos fabricados poderão ser utilizados em hospitais e unidades básicas
Professores do curso de Farmácia da Universidade Franciscana (UFN) estão trabalhando na produção de álcool em gel 70%. A ação vem sendo realizada, desde o começo da semana passada, no Laboratório de Farmacotécnica do curso de graduação da UFN.
Sobe para 305 casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul
A previsão é de produzir até 150 litros do produto, que serão destinados a locais de atendimento à saúde.
Quatro professores estão envolvidos no projeto: Camila Franco, Jane Limberger, Marcos Santos e Mineia Blattes. Apesar de terem recebido a disponibilidade de ajuda dos alunos, os docentes decidiram manter um grupo reduzido de pessoas nas elaborações, para a garantia da segurança de todos e, também, do álcool.
- Mesmo sendo um laboratório de aula, estamos produzindo conforme as normas padronizadas para a formulação do álcool em gel. Mas, é manual. Além disso, não temos estoques dos polímeros. Estamos usando os insumos que temos para a produção, usando diferentes matérias-primas, o que exige ajustes constantes de formulação - disse a professora do curso de Farmácia, Jane Limberger.
Sobe para 305 casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul
Além dos integrantes da UFN, a UFSM também está unindo esforços para produção de álcool gel, que está sendo destinado aos hospitais e unidades básicas que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS).
- Nós já iniciamos a produção com os insumos que temos, mas estamos aguardando a chegada de novos materiais para continuar a produção - ressaltou Jane.
No momento, não estão sendo previstas doações de álcool em gel para a população. O produto terá mais utilidade em hospitais e estabelecimentos de saúde.
*Com informações da assessoria da Universidade Franciscana